A concepção de Estado-Nação atravessa o debate político nos últimos séculos, de modo a ser tanto um tema clássico quanto um tema contemporâneo. Nesse sentido, sobre os temas Estado-Nação e identidade nacional, assinale o que for correto.
01) A identidade nacional é um tema que facilita a classificação de grupos humanos distintos a partir de critérios de raça e de cor da pele.
02) A conquista e a defesa de territórios continuam sendo uma prática constitutiva dos Estados Nacionais contemporâneos.
4) Nação e nacionalismo podem ser percebidos como sentimentos de pertencimento a uma comunidade política imaginária.
08) A concepção de Estado-Nação serve apenas para classificar a origem nacional das pessoas e para facilitar os fluxos migratórios.
16) Um Estado-Nação forte é a expressão da superioridade moral e intelectual de um povo.
Respostas
A alternativa correta está em: 08) A concepção de Estado-Nação serve apenas para classificar a origem nacional das pessoas e para facilitar os fluxos migratórios.
Uma identidade se afirma como o processo de formação de um indivíduo no que tange seu entendimento sobre os demais campos da cultura.
O homem quando se fortalece culturalmente, ele abriga características que são úteis na expansão daquele determinado momento, o auxiliando no convívio social, então, por isso, fica claro apresentar alguns dos fatores importantes para a formação da identidade cultural, como por exemplo:
- - Lugar onde o indivíduo nasce;
- - Relações interpessoais com outros indivíduos;
- - Primeiro contato com a cultura;
- - Entendimento sobre si e o mundo ao seu redor.
Resposta: 04.
Nação e nacionalismo podem ser percebidos como sentimentos de pertencimento a uma comunidade política imaginária.
Entendo o ponto de vista do meu colega acima. Todos nós possuímos pontos de vistas diferentes. Apesar da questão ser a 04, o modo como é utilizado o conceito Estado-Nação e a identidade nacional, é apenas para nos classificar, nos dividir, buscando um meio organizacional. Ou como a questão afirma: "pertencimento a uma comunidade política imaginária". Muito o contrário do que deveria ser.