Maria Victória Benevides, na entrevista que você leu na primeira semana, afirma: "Cidadania para mim hoje se resume a uma palavra, que é a participação". Já Silvio Gallo começa um dos capítulos estudados com o seguinte subtítulo: "Participação: palavra de ordem". Esse destaque para a "participação" na ideia de cidadania dos dois indica que a base que eles utilizam para a discussão sobre o tema da cidadania é: (A) o modelo conservador de cidadania, baseado no absolutismo monárquico. (B) o modelo republicano de cidadania, baseado na democracia direta. (C) o modelo neoliberal de cidadania, baseado na não interferência do estado na vida do indivíduo. (D) o modelo liberal de cidadania, baseado na liberdade individual e na igualdade perante a lei.
Respostas
A afirmativa correta é a (D), o modelo liberal de cidadania, baseado na liberdade individual e na igualdade perante a lei.
É preciso considerar que como a ideia de participação é classificada como básica para a cidadania realiza a repetição dos princípios que os iluministas propuseram para a política.
Nesse contexto, o modelo liberal realiza a suposição de que os cidadãos possuem um conjunto de direitos naturais que são invioláveis pelo Estado ou outros cidadãos. O que engloba a liberdade de expressão, direito a ter propriedades, direito a vida e o direito de participação do governo.
Bons estudos!
Resposta:
B
Explicação:
O modelo republicano pressupõe participação como o exercício da cidadania, diferente do liberal onde a cidadania é um direito natural, e a participação é facultativa!