O processo diagnóstico em psiquiatria é bastante complexo, delicado e exige que o psiquiatra tenha familiaridade com várias áreas do conhecimento, além de sensibilidade e equilíbrio para bem utilizar as informações disponíveis em cada situação com que trabalha. Primeiramente, este profissional deve conhecer profundamente a psicopatologia geral. A psicopatologia diz respeito ao estudo e sistematização dos sintomas que representam alterações patológicas do funcionamento mental.
Com relação ao diagnóstico das psicopatologias na área médica complete a frase abaixo:
Na área médica o diagnóstico é pautado nos transtornos _____, e as características seguem padrões _____ baseado em critérios fenomenológicos, ou seja, da apresentação de _____.
Agora assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Escolha uma:
a.
Psicológicos – dinâmicos – neutralidade.
b.
Mentais – neuronais – atividade.
c.
Psicossociais – psíquicos - relações.
d.
Mentais – estatísticos – sintomas.
e.
Naturais – estáticos – estabilidade.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Mentais – estatísticos – sintomas. Correto
Sim. A sequência correta está em: Mentais – estatísticos – sintomas.
Os aspectos psicológicos podem ser entendidos como diferentes formas de entender um contexto, como por exemplo os fatores sociais e culturais que influenciam na crise de identidade, ou até mesmo nas relações interpessoais.
A psicologia como ciência e estudo acadêmico, surgiu em 1879, tendo como principal expoente Wilhelm Wundt.
Ela se dividiu do entendimento apenas filosófico, levando em consideração o fato dos psicólogos começarem a rejeitar os diferentes métodos e abordagens baseadas em especulações e tentaram fornecer base científica para o assunto, dando vida a novas características de pesquisa como as abordagens da psicopatologia por exemplo.