• Matéria: Português
  • Autor: leomoraes2302
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto e examine as afirmações sobre ele. Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens, que de um terceiro andar. ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. In: Obra completa, vol. I. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 617. Fragmento.  I. Há no texto uma comparação explícita, cujos termos são o mau pagamento de um benefício e a queda das nuvens. II. Há no texto uma metáfora que se tornou um chavão inexpressivo na linguagem coloquial; sua força expressiva é recuperada pela comparação com a queda de uma grande altura. III. Há no texto uma metáfora que pode ser interpretada como "surpreender-se", "desenganar-se", "entrar na realidade". São corretas: 

Respostas

respondido por: KAUANPAO
13

Resposta:

c

Explicação:

plurall


suzimoss: ta certo
respondido por: martinkoliveira
0

No que se refere ao fragmento de texto escrito por Machado de Assis, podemos dizer que estão corretas apenas as afirmações II e III. Por causa disso, deve ser marcada a letra C.

Afirmações sobre o texto Memórias póstumas de Brás Cubas

  • I - A primeira está ERRADA, dado que no texto não se pode observar uma comparação explícita.

  • II - A segunda está CORRETA, uma vez que a metáfora "antes cair das nuvens, que de um terceiro andar" se tornou bastante famosa na linguagem coloquial.

  • III - A terceira está CORRETA, visto que os significados apresentados podem representar a mensagem da metáfora.

Veja mais sobre Memórias póstumas de Brás Cubas:

https://brainly.com.br/tarefa/46610475

#SPJ6

Anexos:
Perguntas similares