• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lamperttania
  • Perguntado 7 anos atrás

“[...] o materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passa de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos. Dando um significado concreto à dialética do senhor e do escravo, tal como se encontra em Hegel, o marxismo concebe a história como luta de classes, e a filosofia como ideologia a serviço dos interesses e dos privilégios das classes dominantes”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Admardo Serafim de, et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005. p. 47,48.

A partir do dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do materialismo dialético pensado por Marx e Engels, analise as proposições a seguir:

I. Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese.
II. Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista.
III. O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.

São corretas as afirmativas:


A I e II
B II
C I e III
D III
E II e III

Respostas

respondido por: fatylampertp6mwwv
7

Resposta:

C I e III

Explicação:

As assertivas I e III estão corretas: “O materialismo dialético é uma filosofia baseada nos escritos de dois pensadores alemães do século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels. Para eles, a história se desenvolve de forma dialética, isto é, em um movimento de tese/antítese/síntese, configurada em uma continua luta de classes” (livro-base, p. 122). “Bem como, em uma época na qual a exploração da classe trabalhadora havia atingido níveis que até hoje causam horror, a filosofia marxista representou uma contribuição inestimável para a conscientização dos trabalhadores e sua consequente luta por melhores condições de vida e trabalho” (livro-base, p. 117). Já a assertiva II é incorreta, pois, “em outras ocasiões, o marxismo foi utilizado como bandeira de partidos de esquerda, o que é um grande contrassenso, pois Marx e Engels reiteradamente afirmaram que a atuação em partidos políticos significava a aceitação do jogo político da burguesia” (livro-base, p. 117).

respondido por: AnthonioJorge
0

Tese, antítese e síntese fazem parte do materialismo marxista, tal como a conscientização da classe trabalhadora. Logo, as alternativa I e III estão corretas.

Marx pega a dialética hegeliana e a materializa: não se trata mais de encontrar metafisicamente o desenvolvimento da história e seu sentido final, mas de enxergar, materialmente, o sentido da história.

Para Karl Marx, o trabalho e as condições sociais são de suma importância para quem quer analisar o mundo. Trata-se, afinal, não mais de contemplar a realidade, mas de efetivamente transformá-la, segundo o modelo de práxis que Marx impõe.

É desta forma que, desde a época de seu doutorado, Marx se mostrava um imanentista: os átomos e a matéria são os lugares máximos onde o horizonte de consciência de Marx chega.

Para ele, o transcendente deve ser desconsiderado. Era neste sentido que ele dizia que a religião é o ópio do povo.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/29900183

Anexos:
Perguntas similares