Para resolver este desafio, você deverá utilizar com proficiência e humor as regras introduzidas pelo novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa a fim de produzir um momento de aprendizado descontraído e eficaz.
A chegada do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem causado estranhamento e dúvidas quanto à sua utilização. Diversos sites, em nosso país, têm utilizado formas divertidas de ensinar a utilização das novas regras ortográficas, até mesmo o consagrado jornalista, José Simão, dono da coluna mais lida do jornal Folha de São Paulo lançou mão do humor para divulgar as modificações impostas à Língua Portuguesa escrita, pelo novo Acordo Ortográfico. Veja:
Texto 1:
Socuerro! Véia não tem mais acento!
E Dança do Créu tem acento? Tem que ter! Porque o fundamental no funk é TER ACENTO!
BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta! Balada do Ronalducho causa polêmicas. E adivinha qual o nome da boate? PINK ELEPHANT! O Elefante Rosa.
E essa deu no "Jornal de Notícias" de Portugal: "Mudo assalta a Caixa Econômica". Ele levantou o cartaz: "ISTO É UM ASSALTO! EU SOU MUDO!". É verdade. Eu acho que o mudo falou assim: "Olá, eu sou mudinho e vim assaltar vocês. Passa a grana e não dá um pio".
E duas novas regras do Acordo Ortográfico: mocreia perdeu o acento, mas continua feia. E jamais trema em cima da linguiça. Jamais! E véia não tem mais acento. E pra dar uma injeção na veia da véia? Injeção na veia da veia. E Dança do Créu tem acento? Tem que ter! Porque o fundamental no funk é TER ACENTO!
(SIMÃO, 2009. Fragmento)
Elabore um texto humorístico, charge, tirinha, piada, entre outros, que tenha como tema o novo Acordo Ortográfico e as modificações por ele introduzidas à Língua Portuguesa escrita. Ele deverá conter:
a) Reflexão sobre algumas das modificações introduzidas pela reforma ortográfica;
b) Explicações descontraídas sobre a nova regra ortográfica;
c) Humor respeitoso e ético, sem ofensa a nenhuma pessoa ou instituição.
Além disso, espera-se que você seja capaz de incluir em seu texto palavras que sofreram alterações de acordo com as novas regras ortográficas.
Respostas
O texto pode ser desenvolvido da seguinte forma:
“- E aí, amiga. Tudo ok?
- Sim e com você?
- Tudo ótimo!
- Você viu o que a mocréia da sua vizinha fez?
- Que vacilo, amiga. Não se usa mais acento em ditongos abertos “ei” em paroxítonas.”
Em que é possível observar que as novas regras ortográficas ainda provocam confusão entre os falantes da língua, em que devido a isso, é possível que ocorra a relevância de algumas práticas até que o novo acordo seja fixado entre os falantes.
Bons estudos!
Resposta: Certa manhã, ao se encontrarem para ir ao trabalho uma amiga diz para a outra:
- Ai, amiga, não estou me dando nada bem com esse novo Acordo Ortográfico.
A amiga calmamente responde:
- Qual é a dificuldade, menina? Olha, antes do acordo vôo tinha acento e hoje não tem mais. Antes do acordo idéia tinha acento e hoje como se escreve?
A amiga, com uma expressão de sabedoria e entusiasmo, responde em alto e bom tom:
- Hoje escreve-se: h-o-j-e.
Explicação:
essa é a maneira correta de ser pronuncia