Respostas
Olá!
A queda do Império Bizantino se deu ao longo de um processo de conflitos (saques, invasões e ameaças), pode-se dizer que tal processo teve início no século XII e se concretizou no século XIV.
O primeiro acontecimento foi um saque, realizado pelo Império Latino. Houve a tomada de parte do território bizantino, mas, um tempo depois a retomada. Esse primeiro ocorrido trouxe algumas consequências: divisão política-territorial de alguns grupos, o que enfraquecia o Império, e também medidas que deixaram os camponeses bizantinos insatisfeitos, como aumento de impostos e submissão à Igreja de Roma.
O segundo acontecimento foi a Queda de Constantinopla (capital do Império Bizantino nesse contexto). Constantino XI, último imperador bizantino, pediu um pagamento por príncipe otomano que era mantido refém pelos bizantinos. Maomé II, sultão do Império Otomano, que a princípio estava sob promessa de não violar o território bizantino, se enfureceu com a atitude de Constantino e inciou os preparativos para atacar Constantinopla e outros territórios bizantinos. O desfecho dessa história é a tomada e destruição quase que total da capital bizantina, e, por fim, a queda do Império.
Se precisar de mais alguma informação, basta falar.
Resposta:
Durante onze séculos o Império Bizantino resistiu a uma série de conflitos que perduraram dentro e fora do seu território. ... Um dos fatores que influenciaram para a derrocada do Império Bizantino foi a Quarta Cruzada, pois acabou desagregando suas forças entre 1204-1261.
Explicação: