Considere a afirmação do historiador Pedro Paulo Funari: "A guerra do Peloponeso não deixou de ser, até os nossos dias, uma narrativa histórica maior. Pode parecer espantoso ver como recorrente um uso político contemporâneo de um conflito tão distante no tempo e concernente a uma realidade histórica tão específica quanto a das cidades gregas. Com efeito, os primeiros a lerem, relerem e a se inspirarem em Tucídides foram as elites britânicas. Desde os primórdios da Inglaterra moderna, nascida dos conflitos com o continente, os ingleses abandonaram todas as pretensões de potência terrestre europeia, em proveito da conquista dos mares." (FUNARI, Pedro Paulo. Usos da Guerra do Peloponeso. Revista Brasileira de História Militar. Ano II, n. 4, abril de 2011) Com qual cidade-Estado os ingleses se identificaram nos relatos de Tucídides sobre a Guerra do Peloponeso? Justifique sua resposta, explicando o que foi a Guerra do Peloponeso, no que se refere aos principais envolvidos, a suas motivações e às consequências para o mundo grego.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
66
Os ingleses se identificaram com Atenas e com a Liga de Delos, que foi o lado derrotado durante a Guerra do Peloponeso, mas que representava os ideias renascentistas que inspiraram o Iluminismo.
Esta identificação inglesa se dava, no quesito militar, com a diferença de foco estratégico de Atenas e Esparta (líder da Liga do Peloponeso, rival de Atenas): enquanto os atenienses buscaram desenvolver marinhas poderosas (como os ingleses), os espartanos se dedicaram aos exércitos terrestres, de modo que o paralelo histórico é na tentativa de defender o território por meio de uma marinha de guerra super profissional e equipada, e não com o exército.
juliapaixxao:
uma menina aqui em baixo copiou sua resposta mano
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás