No Brasil, os vinte primeiros anos do século XX foram marcados por uma série de greves em vários setores produtivos nos nascentes centros urbanos. Disserte sobre as principais reivindicações dos grevistas naquela época, a importância dos trabalhadores imigrantes no movimento e os resultados deste movimento social ao final dos anos 1910
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
Os grevistas exigiam carga horária racional, melhores condições de trabalho (as fábricas na época eram muito perigosas), melhores salários, o fim do trabalho infantil nas fábricas e garantias de seguridade social em caso de doença ou acidentes.
OS imigrantes foram importantes para o movimento pois trouxeram consigo as experiências políticas da Europa, onde algumas destas pautas haviam se realizado ou avançavam, ajudando a organizar os sindicatos, que não teve grandes ganhos na década de 1910, apesar de ter organizado a maior greve geral da história (a de 1917). Somente na década de 1930 que o movimento trabalhista atingiria, de fato, as suas pautas.
Resposta:
O movimento grevista reivindicava melhores condições de trabalho e aumentos salariais. A classe operária, formada por imigrantes de diversas nacionalidades, organizou-se em torno de sindicatos, agremiações, associações e também clubes desportivos. Publicaram jornais e fundaram partidos que divulgavam a situação dos trabalhadores no Brasil e serviam de canais de congregação. As greves foram constantes durante as três primeiras décadas do século XX, a maior delas em 1917, conhecida como “greve geral”, teve a presença de trabalhadores de diversas partes do país.
Explicação:
gabarito plurall