Observe a charge de Kalixto publicada na revista "O Malho" de 14 de abril de 1916, retratando o presidente da República Venceslau Brás e o Tio Sam, símbolo da política externa norte-americana. Na legenda da charge: "Tio Sam (professor) – Vosmecês não ter nada que mete nariz nos coisas do Europa! Vosmecês trata somente de cultiva seu força e seu amizade e de fazer negócios... só comigo! Venceslau (Presidente da República) – Entenderam? São palavras de velho muito sabido... Mais ou menos isto: Para evitar ‘entrosgas’, cada um em sua casa com sua mulher e seus filhos... E, quanto a negócios, a América para os americanos... do Norte! Zé Povo – Confere! E agora só falta uma coisa: escolhermos o molho com que devemos ser comidos..." (Fonte: Revista Nossa História, ano 1, n. 3, jan. 2004, p. 88) Comente o tipo de relação entre Brasil e Estados Unidos referenciada na charge ao lado e responda: é possível afirmar que ela tenha ocorrido durante todo o século XX? Justifique sua resposta com dois eventos históricos que envolvam as relações entre Brasil e Estados Unidos, e comente a atual relação entre esses dois países.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
A relação entre Brasil e Estados Unidos da América, e, aliás, entre Estados Unidos e todos os paíeses da América, é dada por uma variável que pouco se altera: o poder bélico e econômico dos EUA.
A charge mostra um momento em que este poder se evidenciava bastante. O Brasil colocando-se como principal receptor das orientações americanas, e os EUA como guia supremo dos destinos do continente americano. Isso é revelado pelo tom de ordem dado pelo Tio Sam.
Vemos, portanto, que há uma prestação de subserviência do presidente Venceslau Brás em relação ao governo e ao poder americano.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás