• Matéria: Português
  • Autor: julianaFA7713
  • Perguntado 7 anos atrás

Em 2003, Seu Benedito, morador de Iguape (SP), participou de uma pesquisa em que foi entrevistado por Iaska Saldanha. No trecho a seguir, ele contou algumas coisas sobre a pesca da manjuba: Presta bastante atenção que é pra senhora tentá entender os ensinamentos certo...então não é só jogá a rede na água, tem que saber o que tá fazendo, tem que acompanhá os ciclo da natureza, é assim que funciona na plantação é assim que funciona também na pesca...tem lua, tem maré, tem o vento e tem também a sorte, eu vou explicá tudinho pra senhora e quem sabe a senhora aprende...se não aprender tudo não faz mal é assim mesmo, mas pelo menos a senhora pode dizer por aí que pescador também é professor, não é? (...) Nóis usa a sabedoria como ferramenta pra achá o cardume, nóis não tem o equipamento que tem nos barco de pesca, esse tal de sonar que eles falam aí, aqui vai na raça mesmo, de primeiro a gente olha bem pra modo de aprendê e depois a gente vai acompanhando o mestre de rede. (SALDANHA, Iaska. Espaços, recursos e conhecimentos dos pescadores de manjuba em Iguape (SP). Dissertação de Mestrado, Procam, USP, 2005.) Reescreva as informações dadas por ele usando o discurso indireto. Seu texto deve:  mencionar que se trata de uma entrevista;  identificar o entrevistador e a data da entrevista;  ter até 10 linhas e ser escrito na norma padrão.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: Joselittle
0

O discurso indireto trata-se de um registro da fala de determinada pessoa sob influência por parte do narrador. Dessa forma, o texto modificado para a forma indireta ficará assim:

Em entrevista concedida ao jornalista Iaska Saldanha acerca da pesca de manjuba, o Seu Benedito contou que é necessário compreender os ensinamentos da arte da pesca corretamente, uma vez que não trata-se apenas de jogar a rede na água, mas de uma observação minuciosa dos ciclos da natureza, assim como ocorre nas plantações.

Seu Benedito também contou que as luas, a maré e até mesmo os ventos contribuem para uma boa pesca, uma vez que os pescadores de manjuba não possuem equipamentos modernos como os sonares para a captação da localização dos cardumes. O entrevistado destacou a importância do aprendizado através da observação daqueles que já conhecem tudo sobre a arte da pesca.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares