• Matéria: Biologia
  • Autor: denisebsp3312
  • Perguntado 7 anos atrás

Durante o desenvolvimento embrionário, fontes constantes de oxigênio, energia e nutrientes são imprescindíveis para manter as altas taxas de proliferação e migração celular. O embrião necessita também de água, tanto para hidratação das células quanto para evitar a aderência inapropriada das estruturas em formação. Precisa, ainda, eliminar resíduos metabólicos tóxicos, que se formam ao longo dos processos de desenvolvimento, e se proteger de substâncias tóxicas, variação térmica e outras adversidades do ambiente. Os embriões dos vertebrados mais primitivos, como os peixes (Anamniotas), se desenvolvem em íntimo contato com o ambiente aquático, onde a maior parte dessas necessidades pode ser facilmente suprida. O aparecimento de ovos amnióticos permitiu que o desenvolvimento embrionário de certos vertebrados, como as aves (Amniotas), ocorresse em ambiente terrestre. Para isso, desenvolveram-se os anexos embrionários âmnio (ou âmnion), córion (ou cório), saco vitelino e alantoide. Explique a importância de cada um dos anexos no processo de desenvolvimento até a eclosão do indivíduo, considerando as necessidades expostas acima. Âmnio: Córion: Saco vitelino: Alantoide:

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: bryanavs
7

É sabido que o âmnion tem a função de proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação.

Vamos aos dados/resoluções:  

Porém para o Córion, sabemos que participa dos processos de trocas gasosas entre o embrião e o meio externo. Para o Saco Vitelínico: O auxilia nos processos relativos à alimentação do indivíduo em formação:  

E finalizando com o Alantoide: serve para a respiração e excreção nos embriões de répteis e aves, porém nos mamíferos constitui parte do cordão umbilical e une-se com o cório para formar a placenta.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas similares