Respostas
Resposta:
Boa tarde,
A resposta da questão solicitada é:
O Lúpus é uma doença crônica autoimune. Por uma razão desconhecida, o organismo passa a não reconhecer suas próprias células e produz anticorpos contra elas (autoanticorpos), causando diversas anormalidades clínicas e laboratoriais.
EPIDEMIOLOGIA: Pode ocorrer em qualquer faixa etária, incluindo crianças e gestantes, mas é mais frequente em mulheres jovens – especialmente entre 15 e 45 anos, Pessoas da raça negra têm quatro vezes mais chances de desenvolver a doença quando comparados com pessoas da raça branca.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: Caracteristicamente, os pacientes com Lúpus passam por períodos de maior atividade da doença e períodos de remissão, ambos podendo ocorrer espontaneamente.
Pacientes com lúpus devem evitar a exposição ao sol e usar protetores solares o dia todo;
• Portadoras da doença que desejam engravidar devem seguir rigorosamente a orientação médica e dar preferência aos períodos de remissão das crises;
• O consumo de álcool, cigarro e outras drogas é absolutamente contraindicado;
• Respeitadas as limitações que possam ocorrer durante as crises, a atividade física deve ser mantida com regularidade.
COORDENAÇÃO DO CUIDADO: Lúpus é uma doença rara e que seu tratamento provavelmente envolverá cuidados multidisciplinares nos níveis secundários e terciários de atenção à saúde. O tratamento para lúpus envolve uma ampla gama de medicamentos que vão desde anti-inflamatórios comuns, baixas doses de corticóides e medicamentos antimaláricos (ex: cloroquina) para tratar manifestações mais leves – sem comprometimento de grandes órgãos ou sistemas – até drogas que retiram as defesas do organismo (como a ciclofosfamida, azatioprina e metotrexate) para graus mais avançados da doença.
“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite” Robert Collier
Obrigado.