A principal explicação para a grande variedade de espécies na Amazônia é a teoria do refúgio. Nos últimos 100.000 anos, o planeta sofreu vários períodos de glaciação, em que as florestas enfrentaram fases de seca. Dessa forma, as matas expandiram-se e depois reduziram-se. Nos períodos de seca prolongados, cada núcleo de floresta ficava isolado do outro. Então, os grupos de animais dessas áreas isoladas passaram por processos de diferenciação genética, muitas vezes se transformando em espécies ou subespécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios
O principal processo evolutivo relacionado ao texto é a
a) anagênese.
b) coevolução.
c) evolução alopátrica.
d) evolução simpátrica.
e) convergência adaptativa.
Respostas
Em relação ao processo evolutivo dos animais: C) evolução alopátrica.
A evolução alopátrica ocorre quando os individuo ficam distantes, geograficamente falando, e passam a se adaptar a condições diferentes.
Esse fenômeno foi descrito por Darwin, quando ele viu que animais da mesma especie, mas em locais diferentes, apresentavam varias adaptações diferentes para os diferentes ambiente.
Esse tipo de evolução é comum, ela ocorre por meio da seleção natural, que propicia a evolução alopátrica, para que os animais sobrevivam as condições ambientais
Espero ter ajudado!
Resposta:
C
Explicação:
Evolução alopátrica. Lembre-se de "alô", de quando falamos com alguém no telefone, é uma pessoa que, fisicamente, está distante de nós. Assim, automaticamente, você se lembra de isolamento geográfico.