Leia o extrato de texto:
“[...] segundo Childe, [a] Revolução Urbana rompe com a Alta Barbárie, inaugurando a Civilização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VOLOCHKO, D. Sociedade Urbana e urbanização da Sociedade: Elementos para a discussão sobre a problemática da cidade contemporânea. Revista Cidades, v. 5, n. 8, Rio Claro, 2008, p. 05.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do artigo-base Sociedade Urbana e Urbanização da Sociedade: Elementos para a Discussão sobre a Problemática da Cidade Contemporânea, assinale a alternativa que apresenta corretamente características da Revolução Urbana e seu impacto sobre a sociedade.
A Caracterizou pelo estabelecimento de relações humana mais solidárias e horizontais devido à proximidade física das pessoas na cidade.
B Mudou as relações de trabalho propiciando emprego para todos e ampliou as possibilidades de sustento existentes.
C Limitou a formação cultural da sociedade, pois na cidade o modo de vida é padronizado, por isso homogeneíza festas e crenças.
D Criou um novo padrão de relações sociais, com novos costumes, mas possibilitou a manutenção de crenças e valores antigos, iguais aos vividos na área rural.
E Alterou os modos de regulação das relações humanas e a comunicação simbólica, a linguagem, as crenças e os valores, que tornaram-se diferentes dos existentes antes.
Respostas
Resposta: Letra E: Alterou os modos de regulação das relações humanas e a comunicação simbólica, a linguagem, as crenças e os valores, que tornaram-se diferentes dos existentes antes.
Explicação: segundo CHILDE (apud RIBEIRO, 1983, p. 3 2), “a Revolução Urbana rompe com a Alta Barbárie inaugurando a Civilização”. De acordo com essas abordagens, à Revolução Urbana corresponderiam transformações profundas nos contingenciamentos do homem como espécie em sua relação com a natureza – cuja dominação é iniciada com a Revolução Neolítica –, mas principalmente em relação ao que é chamado de “sistema associativo”, que diz respeito aos (modos de regulação das relações humanas, e ao “sistema ideológico ”, concernente à comunicação simbólica, à linguagem, às crenças e aos valores). RIBEIRO (1983, p. 73)
deixei a resposta entre parenteses no texto para facilitar, espero ter ajudado