• Matéria: Português
  • Autor: Danidiebi9768
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o trecho abaixo, retirado de uma carta escrita entre 830 e 840 pelo aristocrata franco Eginhardo, em favor de camponeses: No extrato abaixo, encontramos elementos da vida social e econômica do período medieval europeu (Alta Idade Média). Esse documento insere-se em qual sistema social, político e econômico predominante nesse contexto? a) Feudalismo, caracterizado pela ruralização da economia, pela relação senhorial entre nobres e servos e pela atuação social e política da Igreja Católica. b) Mercantilismo, caracterizado pela urbanização da economia, pela relação senhorial entre nobres e camponeses e pela atuação social e política da Igreja Protestante. c) Socialismo, caracterizado pela ruralização da economia, pela relação remunerada entre nobres e servos e pela atuação cultural e política da Igreja Cristã. d) Mercantilismo, caracterizado pela urbanização da economia, pela relação campesina entre nobres e vassalos e pela atuação social e política da Igreja Ortodoxa. e) Feudalismo, caracterizado pela urbanização da economia, pela relação agrária entre o clero e os servos e pela atuação social e cultural da Igreja Cristã.

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Respostas

respondido por: brendaisis
59

Letra a. Feudalismo, caracterizado pela ruralização da economia, pela relação senhorial entre nobres e servos e pela atuação social e política da Igreja Católica.

O Feudalismo compreendeu um conjunto de práticas inerentes aos séculos V e X, onde a Europa Ocidental sofreu uma grande quantidade de transformações que possibilitaram mo surgimento de distintas maneiras de pensar e agir.

Nesse contexto, nota-se ruralização da economia, além da presença de classes de escravos e plebeus ocupando a base da esfera social, sendo estes responsáveis por exercer trabalhos de regime de servidão.

Perguntas similares