Respostas
Explicação:
Cidade-estado era uma característica da Grécia antiga. Tratava-se de uma cidade com autonomia administrativa, política, jurídica e militar. O relevo extremamente montanhoso da Grécia favoreceu o isolamento das cidades e uma certa independência entre elas. Exemplos de cidades-estados: Atenas, Esparta e Tebas.
Cidade-Estado é uma cidade, um local independente, que possui seu próprio governo. A cidade-estado é uma cidade dentro de outra cidade, onde ela sobrevive independente do local onde está inserida, com suas próprias leis.
As cidades-estado existem desde a Antiguidade, como na Grécia Antiga, onde as mais famosas eram Atenas, Esparta e Tróia. Essas cidades ficavam dentro da Grécia, mas funcionavam de forma independente, tinham seu próprio regime político e suas leis.
Na Antiguidade, as cidades-estados na Grécia eram chamadas de pólis, termo utilizado para designar um sistema político, onde essas cidades exerciam soberania dentro do país em que estavam, e eram conhecidas por serem um centro político, cultural e econômico. Era visível na religião, na língua e na literatura que uma cidade-estado era diferente do território circundante.
A cidade do Vaticano, denominada oficialmente de Estado da Cidade do Vaticano, fica localizada dentro da cidade de Roma, na Itália mas, é uma cidade eclesiástica, soberana, governada pelo papa.