. A bienalidade do cafeeiro bem como as adversidades climáticas afetam a oscilação de preços e produto dentro de cada ciclo, uma vez que sua duração é rápida em relação ao ciclo plurianual. Esse ciclo bienal de produção decorre da alternância de anos com ótima florada (refletidos em grande produtividade), seguidos de anos com florada pequena, uma vez que a planta recupera seu vigor apenas no segundo ano. Essa característica é observada de forma independente dentro de cada cafeeiro, contudo, as adversidades climáticas podem sincronizar o ciclo bienal de uma grande região.
De que forma as adversidades climáticas podem sincronizar o ciclo bienal de uma
grande região?
a) As adversidades climáticas induzem o florescimento mais intenso na cultura do
cafeeiro.
b) As adversidades climáticas provocam uma queda na florada do cafeeiro, mesmo
em anos de maior vigor da planta.
c) No Brasil, as adversidades climáticas ocorrem sempre de dois em dois anos,
promovendo a bienalidade.
d) As adversidades climáticas são consideradas positivas, pois regulam os preços
na cultura do café.
e) As adversidades climáticas sincronizam o ciclo bienal, obrigando as plantas a
armazenar mais energia.
Respostas
respondido por:
5
A resposta correta é a letra B, que aponta que as adversidades climáticas provocam uma queda na florada do cafeeiro, pois esta diretamente ligada com o clima que esta sendo visto na variação de temperatura que causa essa queda de flores que não vão se trona frutos e terá uma reserva maior para o ano seguente.
Outras culturas são visto essa bienalidade no caso da mangueira que tem essa mesma característica para que se tenha o controle é feito o raleio de flores para que não se esgote as reservas da plantas e com isso caia a produtividade no ano seguinte.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás