Vygotsky (1991) nos apresenta a brincadeira como uma possibilidade de compreender e assimilar o mundo pela criança brincante. Na brincadeira, a criança enfrenta desafios e conflitos e, nestas situações, desenvolve a capacidade de aprender e assimilar as normas da sociedade.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o exposto, analise as asserções abaixo.
I. A brincadeira contribui como mediadora do processo de desenvolvimento infantil.
II. Na brincadeira a criança experimenta, imita e aprende sobre situações que vão além do seu cotidiano.
III. Na brincadeira a criança cria papéis e formula estratégias de como lidar com as situações geradas por aquela atividade.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta: alternativa V...pag 34
Assim, a brincadeira, para o psicólogo, contribui como mediadora do processo de desenvolvimento infantil. Na brincadeira, a criança experimenta, imita e aprende sobre situações que vão além do seu cotidiano. Ela avança em outros territórios que ainda não pode vivenciar na infância, cria papéis e formula estratégias de como lidar com as situações geradas por aquela atividade.
As afirmativas I, II e III são corretas. A brincadeira é apresentada como uma atividade que possibilita o desenvolvimento infantil, porque permite a criança a aprender sobre situações além do cotidiano.
Importância da brincadeira para a criança
A brincadeira é retratada por Vygotsky como um elemento importante para compreender a criança. Para o autor, a atividade não está relacionada apenas ao momento de lazer.
Dessa maneira, a brincadeira proporciona o desenvolvimento infantil, em que a criança consegue aprender sobre situações além do seu cotidiano.
Com a brincadeira, a criança consegue explorar novas visões de mundo, além de aprender a lidar com situações geradas na atividade.
Leia mais sobre brincadeira em https://brainly.com.br/tarefa/22098386
#SPJ2