• Matéria: Química
  • Autor: abrunnaf199
  • Perguntado 7 anos atrás

Atualmente, parece ser impossível a vida cotidiana sem equipamentos eletrônicos, que nos tornam dependentes de energia e especificamente de baterias e pilhas para o funcionamento dos equipamentos portáteis. A seguir está esquematizado o corte de uma bateria de mercúrio, utilizada comumente em relógios e calculadoras. No desenho está indicado também que um voltímetro foi conectado aos terminais da pilha, com o conector comum na parte superior (onde se encontra o eletrodo de zinco) e o conector de entrada na parte inferior (eletrodo que contém mercúrio). a) Com base na figura, indique quem é o ânodo, quem é o cátodo, quem sofre oxidação e quem sofre redução. b) Considerando que o potencial de redução do par HgO/Hg, nas condições da pilha, é 0,0972 V, qual o valor do potencial de redução do par ZnO/Zn?

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Respostas

respondido por: Joselittle
4

a)

O ânodo é o eletrodo positivo para onde se destinam os íons negativos; já o cátodo, é um eletrodo de carga elétrica negativa, ou seja, o terminal negativo.

Numa reação, o elemento que sofre oxidação é aquele que perde elétrons. Do contrário, a redução ocorre quando determinado elemento ganha elétrons.

Sendo assim:

Zn^{0}Zn^{2+} + 2e^{-}  (ânodo)

Hg^{2+} + 2e^{-}HG^{0}

b)

Consideramos que o ânodo apresenta menor potencial de redução em relação ao cátodo, então temos que:

(Segue em anexo na imagem a equação)

Espero ter ajudado, bons estudos.

Anexos:
Perguntas similares