A difusão mundial do uso do cloridrato de cocaína (pó) por aspiração intranasal a partir de 1960 esteve associada à falta de algumas drogas no mercado, como a anfetamina e a maconha, devido às ações repressivas. O alto preço do produto levou usuários de drogas à descoberta de outras formas de uso com efeitos mais intensos, apesar de menor duração, como o crack, outra forma fumável de cocaína. No Brasil, o crack dissemina-se a partir de 1989, alastrando-se atualmente em vários segmentos sociais de gênero, sexo, idade e classe social. Na produção final da pedra de crack são misturadas à cocaína diversas substâncias altamente tóxicas, como gasolina, querosene e até água de bateria, para baratear a droga e torná-la mais rentável. (Texto adaptado. Coordenação Nacional de Saúde Mental, Alcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde. "O crack: como lidar com este grave problema".) Com base no texto, considere as seguintes afirmativas: 1. O crack representa para a população usuária de drogas um tipo de cocaína acessível, pois é vendido em quantidades pequenas e de baixo custo, que possibilitam efeitos rápidos e intensos. 2. O consumo de crack é um problema relacionado à esfera criminal e não afeta a definição de políticas intersetoriais na área social e de saúde pública. 3. O uso frequente do crack potencializa os prejuízos à saúde, gerando grave dependência e ampliando os danos sociais decorrentes da utilização das drogas em geral. 4. No Brasil, o consumo de crack é pouco significativo e está restrito aos grandes centros urbanos do país, atingindo os jovens do gênero masculino e que residem na periferia. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
Olá,
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
''O consumo de crack é um problema relacionado à esfera criminal e não afeta a definição de políticas intersetoriais na área social e de saúde pública.''
O consumo de crack é um problema de grande magnitude e vai além da esfera criminal, pois sua natureza multifatorial e as repercussões negativas na saúde e na vida das pessoas, famílias e comunidades, acaba exigindo amplas políticas intersetoriais nas áreas social e de saúde pública. Além disso, a sua grande magnitude vai daqueles restritos aos centros urbanos ao interior do país. Sem mencionar que o uso de crack aumentou significativamente a um ritmo alarmante desde que foi concebido e atinge vários segmentos sociais, resultando no colapso das famílias dos indivíduos que a consomem, deixando os ricos mais pobres e os pobres extremamente pobres.
A alternativa correta é a A – as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
De acordo com o texto, o crack é uma droga mais barata que a cocaína e, por isso, afeta uma parte da população mais vulnerável que não tem acesso a outras drogas. Pelo preço e disponibilidade, são potencializados prejuízos à saúde pelo maior alcance, além da dependência.
Portanto, esse é um problema que exige coordenação de políticas públicas da área da saúde, educação e combate à criminalidade, pois é uma droga com consumo significativo.