Sobre escorregamentos ou deslizamentos, considere as seguintes afirmativas: 1. Ocorrem em várias partes do mundo, sendo fenômenos circunscritos às planícies de inundação, onde predominam climas úmidos com lençol freático alto. 2. Trata-se dos fenômenos que ocorreram recentemente nas regiões serranas do Rio de Janeiro e do Litoral Paranaense, envolvendo movimentos de materiais que recobrem as superfícies das encostas, como solo, rochas e vegetação. 3. O aumento da ocupação urbana em áreas desfavoráveis, desprovidas de adequado planejamento do uso do solo e técnicas de estabilização, amplia a ocorrência de acidentes e desastres associados a esses processos. 4. Atingem ricos e pobres de maneira igualitária, porque ambos os segmentos sociais habitam áreas densamente povoadas e em terrenos suscetíveis a esses fenômenos. 5. Sua prevenção envolve acesso a informações sobre os elementos que interferem na ocorrência desses fenômenos, políticas públicas de controle e monitoramento de áreas de risco. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 5 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
0
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras
1. Incorreto. Os processos de deslizamento, na realidade, podem ocorrem em áreas que não passam por inundações, em decorrência das alterações geralmente antrópicas no local.
2. Correto. Ocorrem geralmente em áreas de regiões serranas, em decorrência do movimento de materiais que recobriam os solos.
3. Correto. A ocupação de áreas urbanas de forma inadequada compreende fator determinante para ocorrência de tais fenômenos.
4. Incorreto. Esse fenômeno atinge de forma mais evidente a população pobre, em decorrência de serem estes que ocupam áreas irregulares.
5. Correto. A prevenção é determinante, e envolve fatores citados.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás