01) As pessoas consideradas em situação de extrema pobreza são assim classificadas de acordo com
critérios estabelecidos por organismos internacionais. Sobre esse dado, avalie as proposições a
seguir:
1) O cálculo adotado pelo Brasil em 2011 define extrema pobreza como aquela em que o indivíduo
recebe menos de 70 reais mensais, cerca de 2,3 reais por dia.
II) Segundo a ONU e o Banco Mundial, as pessoas em situação de extrema pobreza são aquelas que
vivem com menos de 1,25 dolar por dia.
III) Os critérios adotados pelo Governo brasileiro, ONU e Banco Mundial são muito distintos. Se
adotada a medida internacional, teríamos no Brasil um número muito maior de pessoas classificadas
em situação de extrema pobreza.
Estão corretas as alternativas:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa I.
Respostas
d) Todas as alternativas.
Os critérios para definição de pobreza variam de instituição para instituição, mudando também de acordo com o país ou região a ser analisada e normalmente muda com a passagem do tempo.
Os critérios de pobreza para o governo brasileiro levam em conta as particularidades sociais, econômicas e demográficas do país, ou seja, fazendo uma análise mais meticulosa da realidade brasileira.
Os dados estabelecidos por instituições mundiais são levantados de maneira mais abrangente, e não levam em conta o contexto social, econômico ou demográfico de cada país.
Aplicando esses critérios de organizações mundiais para o Brasil, por exemplo, haveria um número de pobreza muito maior do que o estimado pelo governo.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24178962
As pessoas em situação de extrema pobreza recebem menos de 70 reais mensais, pelo critério adotado pelo Brasil e vivem com menos de R$1,25 dólares por dia pelo critério adotado pela ONU. Pelo critério da ONU, há muito mais pessoas vivendo em situação de extrema pobreza no Brasil.
A alternativa (d) indica corretamente os critérios para classificar um indivíduo em situação de extrema pobreza.
A falta de consenso entre os critérios estabelecidos pelo Brasil, pelo Banco Mundial e pela ONU ocorre porque não é simples estabelecer critérios para medir as condições de vida de uma população, mas é sempre verdade que quem não tem que comer está em situação de carência extrema.
No Brasil apesar da queda significativa, a pobreza ainda permanece. O número de pessoas que vivem em condição de miséria ainda é muito alto. A incidência de pobreza é mais acentuada nas áreas rurais do que nas áreas urbanas. A pobreza no Brasil também tem forte componente regional.
A região nordeste possui mais da metade da população vivendo em condições de pobreza. A incidência de más condições de vida na região está relacionada com a economia dos tempos coloniais, que privilegiou o latifúndio. Sem acesso à terra, a população não tem condições de sobrevivência digna e muitas vezes está excluída do mercado consumidor.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/43365119