Após o acidente com a barragem de minério de Córrego do Feijão em Brumadinho (MG) o governo federal determinou que todas as barragens do país fossem vistoriadas. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, publicados nos telejornais, podemos afirmar que: I - A vistoria nas barragens das 205 mineradoras que exploram minério no país terão que ser vistoriadas até 30/06/2019 e as demais barragens, cerca de 3181, até 31/12/2019 II – A fiscalização nas barragens priorizarão as barragens de mineradoras. III – As barragens com risco terão que instalar câmeras de monitoramento ao longo de 24 horas/dia. IV – As mineradoras que entregarem plano de ação ficarão isentas de responsabilidade caso alguma barragem se rompa durante a fiscalização. Estão corretas:
Respostas
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, as afirmativas I,II e III estão corretas.
I- A vistoria nas barragens das 205 mineradoras que exploram minério no país terão que ser vistoriadas até 30/06/2019 e as demais barragens, cerca de 3181, até 31/12/2019. Correto, sendo que destas 205, 70 foram construídas na modalidade alteamento, como as de Brumadinho e Mariana.
II – A fiscalização nas barragens priorizarão as barragens de mineradoras. Correto, sendo que foi necessário remanejar engenheiros e profissionais de outros órgãos em virtude da demanda.
III – As barragens com risco terão que instalar câmeras de monitoramento ao longo de 24 horas/dia. Correto, foi decretado que todas as mineradoras instalassem câmeras de monitoramento até 18/06/1019.
IV – As mineradoras que entregarem plano de ação ficarão isentas de responsabilidade caso alguma barragem se rompa durante a fiscalização. Incorreto, mesmo diante do plano de ação, as mineradoras serão responsáveis
Bons estudos!