• Matéria: Física
  • Autor: ednilsonegcs
  • Perguntado 6 anos atrás

UMA GALINHA É CULTURA TAMBÉM Além dos seres vivos e da matéria cósmica, existem, também, coisas culturais, muitíssimo mais complicadas. Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos. Por exemplo, uma cadeira está na cara que é cultural porque foi feita por alguém. Mesmo o banquinho mais vagabundo, que mal se põe em pé, é uma coisa cultural. Uma galinha é cultura também, porque feita pelos homens. Sem a intervenção humana, que criou os bichos domésticos, as galinhas, as vacas, os porcos, os cabritos, as cabras, não existiriam. Só haveria animais selvagens. Uma casa qualquer é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens. A mesma coisa se pode dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas de cultura material, que se pode ver, medir, pesar. Há, também, para complicar, as coisas da cultura imaterial, impropriamente chamadas de espiritual - muitíssimo mais complicadas. A fala, por exemplo, que se revela quando a gente conversa, e que existe independentemente de qualquer boca falante, é criação cultural. Aliás, a mais importante. Sem a fala, os homens seriam uns macacos, porque não poderiam se entender uns com os outros, para acumular conhecimento e mudar o mundo como temos mudado. A fala está aí, onde existe gente, para qualquer um aprender. Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens e transmitidas uns aos outros através das gerações. Elas se tornam visíveis, se manifestam, através de criações artísticas, ou de ritos e práticas - o batizado, o casamento, a missa - em que a gente vê os conceitos e as ideias religiosas ou artísticas se realizarem... (Adaptado de: RIBEIRO, Darcy. Noções de Coisas. São Paulo: Ed. FTD, 1995.) (G1 - cps 2008) O texto e a tabela comparativa relacionam, do ponto de vista científico, o homem de Neandertal e o Homo sapiens, segundo dados de uma pesquisa realizada na Universidade de Wyoming, liderada pelo cientista Jason Shogren. O Homo sapiens - homem atual - surgiu há aproximadamente 150 mil anos, possivelmente na África e, desde então, vem evoluindo e aumentando seu número. Por outro lado, o homem de Neandertal surgiu há aproximadamente 200 mil anos e tinha certas vantagens naturais em relação ao sapiens, pois seu corpo mais atarracado e forte, com ossos mais robustos e caixa torácica mais larga, tornava-o mais adaptado aos rigores do frio. No entanto, há aproximadamente 27 mil anos atrás, os homens de Neandertal entraram em extinção, menos de 10 mil anos depois da chegada do Homo sapiens à Europa. A proximidade entre as duas datas faz do sapiens o principal suspeito dessa extinção. De acordo com as informações fornecidas no texto e na tabela, assinale a alternativa correta.


A Os homens de Neandertal eram melhores do que os sapiens no comércio e na divisão de trabalho.


B Os sapiens não apresentavam linguagem inteligível, o que impediu a divisão de tarefas e a organização dos grupos.


C Os homens de Neandertal expressavam suas ideias, experiências e sentimentos através de esculturas e hieróglifos nas paredes das cavernas.


D Os "sapiens", apesar de mais fracos fisicamente, com o passar do tempo, ultrapassaram os homens de Neandertal na organização dos grupos e na tecnologia.

Anexos:

Respostas

respondido por: kkcaioalmeidap9kio7
24

Resposta: a resposta é a letra D

Explicação:

respondido por: Mariaduda280
29

Resposta:

A resposta certa é a letra E

Explicação:

Pode-se considerar a cultura como ferramenta de sobrevivência. Mesmo não sendo a espécie mais fisicamente robusta, o Homo sapiens dominava técnicas de produção e formas de comunicação que trouxeram grande vantagem competitiva em relação às espécies, como a do homem de Neandertal.

Perguntas similares