Émile Durkheim ( 1858-1917) é considerado um dos teóricos fundadores da Sociologia e definiu como objeto de estudo dessa nova ciência os fatos sociais, compreendidos como “coisa”. O texto adaptado retrata as características dos fatos sociais. Não s omos obrigados a falar a língua do nosso país, usar a moeda vigente ou adaptar-nos à tecnologia moderna; mas se assim não o fizermos, nossas v idas serão um fracasso, portanto, não temos escolha, todos nós somos coagidos a acatá -las. Estas decisões não são determinadas individualmente, são exteriores à nossa vontade, elas já estão prontas na sociedade.
BOELTER, C.; PLÜMER, E. Sobre o pensamento de Durkheim e Weber. In: TESKE, Ottmar (coord.), Sociologia: textos e contextos. Canoas: Ed. ULBRA, 1999, p. 41. Adaptado.
Explique as características dos fatos sociais, na visão de Émile Durkheim, contidas no texto acima.
Respostas
Durkheim partiu do pressuposto básico que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Ele apresenta três características sendo:
- A coercitividade;
- A Exterioridade;
- A Generalidade.
A coercitividade tende a coagir o indivíduo de forma direta, enquanto a exterioridade, utiliza de padrões culturais para coagir a mente do mesmo.
Émile Durkheim partiu do pressuposto básico que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Émile Durkheim apresenta três características sendo:
A coercitividade;
A Exterioridade;
A Generalidade.
A coercitividade tende a coagir o indivíduo de forma direta, enquanto a exterioridade, utiliza de padrões culturais para coagir a mente do indivíduo.