a) O texto aborda a construção da represa de Assuā no rio Nilo. Ele destaca que essa represa acabou com um ciclo
de inundação e estiagem na região do Nilo. Pesquise a importância que as cheias desse rio tiveram para a sobre-
vivência das sociedades que se estabeleceram nas suas margens no Egito antigo.
b) Pesquise os impactos ambientais causados pela represa de Assuā.
Respostas
A grande relevância dos processos de cheia para a a sobrevivência da sociedade nas Margens do Rio Nilo relacionam-se principalmente com o desenvolvimento da agricultura na região. Isso porque as cheias representavam tempos considerados férteis e propícios ao desenvolvimento de alimentos para população.
A represa de Assuã teve grande impacto negativo diante da sua instalação, reduzindo a disponibilidade de nutrientes no rio Nilo, além de comprometer a alimentação dos peixes.
A - As cheias do rio Nilo foram de fundamental importância para as sociedades que se estabeleceram às suas margens, tais como os egípcios, pois se mostrava propicio para o desenvolvimento de muitas atividades cotidianas, como a higienização e cuidado com os animais, e também para as atividades comerciais, caso da agricultura e posterior direcionamento desses produtos para outras tribos.
B - Dentre os impactos ambientais causados pela represa de Assuā, tem-se o decréscimo da fertilidade das terras que circundam o rio, pois ao se interromper um ciclo de inundação e estiagem, comprometeram-se também os movimentos do rio em revolver o solo, e fazer emergir a superfície os nutrientes que beneficiariam o solo para a agricultura.
Ademais, sabe-se que esse empreendimento ousado tem por finalidade o melhor controle de tais ciclos, e em acréscimo, fornecer energia gerada através das hidrelétricas.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/20718899
Bons estudos!