Os lipídios e os carboidratos são os principais nutrientes que fornecem energia para a contração muscular. Os lipídios são armazenados como triacilglicerol, e os carboidratos como glicogênio.
Sobre a capacidade de estoque de lipídios, é correto afirmar que:
A)
Em princípio, no início de um exercício aeróbio o corpo utiliza mais ácidos graxos, induzindo um processo conhecido por catabolismo.
B)
Durante o exercício de alta intensidade realizado em curto tempo, há aumento na disponibilidade e na taxa de oxidação de triacilglicerol.
C)
A glicogênese do tecido adiposo periférico aumenta a disponibilidade de ácidos graxos para a captação e utilização pelo músculo esquelético.
D)
As reservas de lipídios em nosso organismo são ilimitadas, o que explicaria a sua preferência pelo organismo em condições de jejum.
Respostas
acho que é a resposta D.. aa reservas
Resposta:
Opção D
Explicação:
Pois as reservas de lipídios em nosso organismo são ilimitadas, o que explicaria a preferência do nosso organismo pelos lipídios em condições basais e no jejum, aumentando a disponibilidade de glicose para outros tecidos (sistema nervoso, sanguíneo e imunológico). Esse conceito ajuda a esclarecer a preferência do tecido muscular pelos ácidos graxos durante atividade moderada mantida por longo período. Nessas condições, a lipólise do tecido adiposo periférico é favorecida, aumentando a disponibilidade de ácidos graxos para a captação e utilização pelo músculo esquelético. Caso essa regulação não ocorra, os estoques de glicogênio podem ser depletados precocemente, comprometendo a performance. Em contraste, durante o exercício de alta intensidade mantido por curto intervalo de tempo, há aumento na disponibilidade e na taxa de oxidação de glicose