Há vários documentos legais que subsidiam a educação de surdos atualmente, no que tange ao Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a Lei nº 10.436/02, é correto afirmar: Selecione uma alternativa: a) Determina que a educação é um direito de todos e prevê a educação especial como modalidade educativa. b) Reconhece que as pessoas surdas e surdas/cegas podem ter suas necessidades comunicativas e educacionais melhor atendidas em escolas e classes especiais. c) Determina como crime punível a instituição que dificultar o acesso de um aluno à escola por causa de sua deficiência d) Determina o direito ao AEE estendido a todos os alunos com deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação, desde a educação infantil. e) Estabelece a garantia como dever da escola propiciar a presença de tradutor e intérprete de Libras para os alunos surdos.
Respostas
A alternativa correta é a letra E: Estabelece a garantia como dever da escola propiciar a presença de tradutor e intérprete de Libras para os alunos surdos.
De acordo com o Decreto nº 5.626/05 as escolas devem oferecer em seu quadro de profissionais um intérprete e tradutor de Libras para os alunos que têm deficiência auditiva.
Dessa forma, destaca-se a interpretação de acompanhamento em que esses profissionais assumem têm papel essencial para que exista a inclusão educacional dos surdos, a fim de que eles tenham o mesmo direito que os demais.
A tradução e interpretação das Libras deve ser realizada por um profissional que saiba a Língua de Sinais e também a Língua Portuguesa para que assim, possa atingir o objetivo que é a transmissão da mensagem.
Abraços!
Art. 21. A partir de um ano da publicação deste Decreto, as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos.
Resposta:
Estabelece a garantia como dever da escola propiciar a presença de tradutor e intérprete de Libras para os alunos surdos.
Corrigido pelo AVA
Explicação:
DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005
II - ofertar, obrigatoriamente, desde a educação infantil, o ensino da Libras e também da Língua Portuguesa, como segunda língua para alunos surdos;
III - prover as escolas com:
a) professor de Libras ou instrutor de Libras;
b) tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa;
c) professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas; e
d) professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade lingüística manifestada pelos alunos surdos