• Matéria: Contabilidade
  • Autor: killary
  • Perguntado 6 anos atrás

Embora a burocracia seja vista por muitos como a vilã do progresso e eficiência organizacional, ela traz benefícios para as empresas que adotam os seus princípios, dentre eles a padronização e a impessoalidade no atendimento. Quando os princípios burocráticos são desvirtuados, é possível que ocorram as chamadas disfunções burocráticas dentro da organização e os benefícios podem virar problemas. As disfunções burocráticas já foram objeto de estudos.

Com base no exposto, apresente ao menos três disfunções burocráticas que prejudicam as organizações, e cite um exemplo prático de uma disfunção burocrática dentro de uma organização.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

​- O exemplo prático não precisa ser um caso real.
- Limite máximo para a realização da atividade é de 10 linhas.
- Referenciar o exemplo prático, caso utilizar outra fonte de pesquisa além do material didático.

Respostas

respondido por: winederrn
0

1) Resistência a mudanças

A resistência a mudanças ocorre muito por conta da quantidade de normas existentes na organização e apego à forma de execução dos processos.

2) Excesso de formalidades

Na prática, isso significa que, de tanto seguir normas e procedimentos internos, os colaboradores ficam preocupados em seguir estritamente aquilo que está definido no papel. Nesse sentido, o atendimento ao público fica engessado e sem opção de personalização.

3) Despersonalização do relacionamento

Na prática, a Burocracia preza pela racionalidade e formalidade dos processos administrativos da empresa. Nesse sentido, as relações pessoais ficam para escanteio (ou deixadas de lado).

Segue um exemplo prático de disfunção burocrática que pode ocorrer dentro das organizações:

O distanciamento social causado pelo excesso de formalidades no tratamento entre colegas de trabalho e clientes.

Até breve!


killary: obrigada !!!
Perguntas similares