A geografia linguística no Brasil
É por meio da língua que o homem expressa suas ideias, as ideias de sua geração, as ideias da comunidade a que pertence, as ideias de seu tempo. A todo instante, utiliza-a de acordo com uma tradição que lhe foi transmitida, e contribui para sua renovação e constante transformação. Cada falante é, a um tempo, usuário e agente modificador de sua língua, nela imprimindo marcas geradas pelas novas situações com que se depara. Nesse sentido, pode-se afirmar que na língua, se projeta a cultura de um povo, compreendendo-se cultura no seu sentido mais amplo, aquele que abarca “o conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade”, segundo o novo Aurélio. [...]
Ao falar, um indivíduo transmite, além da mensagem contida em seu discurso, uma série de dados que permite a um interlocutor atento não só depreender seu estilo pessoal – seu idioleto -, mas também filiá-lo a um determinado grupo. [...]
O Brasil, em decorrência do processo de povoamento e de colonização a que foi submetido bem como das condições em que se deu sua independência política e seu posterior desenvolvimento, apresenta grandes contrastes regionais e sociais, estes últimos perceptíveis mesmo em grandes centros urbanos, em cuja periferia se concentram comunidades mantidas à margem do progresso. [...]
(BRANDÃO, S. F. A geografia linguística no Brasil. São Paulo: Ática, 1991, p.5-17., com adaptações)
A partir da leitura realizada, e considerando o universo de referência, ou seja, os conhecimentos prévios que todo leitor traz para a atribuição de sentidos a um texto, analise as assertivas a seguir:
Como convém a um texto expositivo a linguagem utilizada prima por ser objetiva, marcada temporalmente e com índices de pessoalidade (exemplos: ao falar um indivíduo transmite; pode-se afirmar que etc.).
Os interlocutores/leitores previstos para esse texto são pessoas interessadas em questões de linguagem e cultura, sejam professores, estudantes ou outros profissionais, que por algum motivo, estejam interessados em tema dessa natureza.
Trata-se de um texto expositivo porque remete a informações do campo científico, a atividades de formação ou de aprendizagem, à divulgação de noções teóricas que fundamentam e explicam, as variações de uso das línguas e sua ligação à história e à cultura dos povos que as falam.
Está/Estão correta(s) a(s) assertiva(s):
A)
I e II, apenas.
B)
I, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
I, II e III.
E)
III, apenas.
Respostas
respondido por:
18
Relacionando as informações do texto " A geografia linguística no Brasil" com as assertivas, vemos que a alternativa correta é a LETRA C.
I - A primeira assertiva apresenta erro, pois o texto expositivo tem formato impessoal, não possui índices de pessoalidade. Ele apenas expõe as i informações, sem gerar crítica nem inserir sua opinião.
II- A segunda assertiva é correta, pois mostra as pessoas a quem o texto se dirige. E fala sobre os leitores que pelo texto iriam se interessar.
III- A terceira assertiva é totalmente correta, pois define o que é o texto expositivo, aquele que é impessoal, expõe fatos. Além disso categoriza corretamente o texto lido como expositivo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás