• Matéria: Português
  • Autor: sabrina100sousa234
  • Perguntado 7 anos atrás

1- De acordo com o texto, o que levou o menino a se manter na igreja?
2- Quais foram os reais motivos que o levaram a ser sacristão?
3- Que argumentos ele usou para convencer o padrinho a esse respeito?
4- Assim como em O Noviço, de Martins Pena, também está escrito no século XIX, a obra Memórias de um sargento se milícias, aborda questões ligadas à ausência de valores morais.
Selecione um trecho do texto que represente uma situação amoral e comente sobre ela.

Me ajudem por favor.​

Anexos:

Respostas

respondido por: pedrinho10101p78ufq
296

Resposta:

1. Foi os benefícios que isso lhe proporcionaria, como poder participar das festividades, soltar a fumaça nas senhoras, fazer traquinagens, etc.

2. A possibilidade de estar próximo ao seu amigo e se divertir.

3. Os argumentos foram de que isso era realmente o que ele queria, e que seria muito bom.

4. O menino ter desejando obter benefícios na posição de padre em vez de desejá-la genuinamente.

respondido por: heloisagoncalves745
16

O motivo que fazia o menino Leonardo a se manter na igreja era sua estreita amizade com um pequeno sacristão, adquirida nos seus passeios a Sé, onde ia fazer umas traquinagens, e este amigo assim como ele, aprontava umas artimanhas.  Seus encontros na igreja eram momentos calmos, onde apenas trocavam olhares significativos, enquanto o amigo se ocupava no serviço da igreja. Mas assim que a missa acabava, voltavam  a se divertir novamente.

Os reais motivos que o levaram a ser sacristão era a vantagem de satisfazer seus desejos de sair da escola, que mesmo ao passar de dois anos não havia lhe proporcionado muito aprendizado, já que ele mal lia e mal escrevia, e do seu dever das remessas diarias de bolos. Seu comportamento na escola era o pior possível, e recentemente havia começado a trilhar sozinho o caminho da escola, o que lhe possibilitava praticar ainda mais suas diabruras ao cabular as aulas.

Leonardo ao ver-se privado das traquinagens quando seu padrinho passou a lhe acompanhar, começou a confessar ao padrinho seu desejo de pertencer a igreja, para a qual parecia ter nascido. Isto foi uma alegria imensa para o padrinho, que via muito futuro do menino na vida sacerdotal.  O seu padrinho então, o acompanhou ao reverendo mestre-de-cerimônias, onde foi muito bem recebido.

Um trecho do texto que representa uma situação amoral, é a passagem onde Leonardo e seu amigo, enchem sua vizinha de fumaça de incenso e derramam cera de vela sobre sua mantilha. Aqui vemos a representação de uma vingança desproporcional de Leonardo, e como seus principios em se manter na igreja não eram fortes e verdadeiros o sufiente. Eram apenas uma desculpa para manter-se na bagunça.    

Continue aprendendo:

https://brainly.com.br/tarefa/25308604

Anexos:
Perguntas similares