• Matéria: História
  • Autor: AnaPaulaMF8720
  • Perguntado 7 anos atrás

(...) a colonização brasileira foi fortemente influenciada pela hierarquia excludente que vigorava no Velho Mundo antes mesmo de a colonização ter início. (...) (...) a diferença social que veio do outro lado do Atlântico se transformaria, nos trópicos, numa nova sociedade excludente. Nova, sim, porque baseada em uma nova lógica social própria, que não pode ser reduzida à do Antigo Regime europeu (...). (João Fragoso, Manolo Florentino e Sheila Faria. A economia colonial brasileira)A "nova lógica social" a que os autores se referem caracterizava-se (A) pelo estabelecimento de latifúndios e pela adoção dos privilégios existentes na sociedade europeia. (B) pelo surgimento de uma dinâmica burguesia na colônia, rica, mas excluída do poder político. (C) pela concessão de títulos de nobreza aos colonos ricos e pelo predomínio da escravização dos nativos. (D) pelo critério censitário para a participação política e pela distinção entre cristãos velhos e novos. (E) pela escravidão como base da economia e sociedade colonial e pela concentração de terras.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
3

É correta a alternativa E, já que a escravidão já não existia há séculos na Europa (ainda persistisse a instituição da servidão) e a concentração de terras não se dava de maneira tão clara como na Colônia.

Em certo sentido, as bases da colonização foram estruturas políticas e econômicas que já haviam sido abandonadas na Europa, sendo semelhante, estruturalmente, à prática do feudalismo (esgotado na Europa) e se baseando em uma forma de trabalho compulsório que já era incompatível com a economia europeia.

Perguntas similares