• Matéria: Química
  • Autor: amandaapinheiro4505
  • Perguntado 7 anos atrás

Um perfume é uma mistura de substâncias odoríferas incorporadas num solvente apropriado. A mistura de substâncias odoríferas, conhecida como fragrância, é o principal constituinte do perfume, que também é composto por álcool e água.O álcool etílico usado em perfumaria é tratado com permanganato de potássio. Para cada litro de álcool, são adicionados 0,5 g de KMnO4 previamente dissolvidos em 5 mL de água. A mistura resultante é armazenada a 20 oC, em vidro âmbar, durante 24 h, e em seguida filtrada sobre pedaços de carvão ativo contidos em funil de vidro recoberto com papel de filtro. Esse processo é conhecido como desodorização do etanol. a) Esquematize como se pode realizar, em laboratório, esse tratamento descrito para o etanol. b) Explique a função do permanganato de potássio no processo de desodorização do etanol.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: vchinchilla22
1

Ao diluir as essências em certas proporções e submetido a um processo simples de maceração, pode-se obter as preparações de fragrâncias que conhecemos como perfumes, água de perfume, extratos, águas de toalete e água de colônia.

Para realizar esse processo no laboratório deve-se realizar os seguintes passos (ver figura anexa):

  • 1) Devese adicionar 1 litro de Álcool etílico a 0,5 g de KMnO₄.
  • 2) A mistura resultante deve ser armazenada a 20 °C, em vidro âmbar, durante 24 h.
  • 3)Logo se faz o processo de filtração, usando suporte com garra, ao qual se coloca papel de filtro com carvão ativo em funil de vidro recoberto.
  • 4) Finalmente obtemos o etanol desodorizado.

A função do permanganato de potássio no processo de desodorização do etanol é basicamente gerar uma oxidação parcial do álcool a aldeído, quimicamente isso é:

                                \boxed{H_{3}C - CH_{2} - OH + [O]}

Anexos:
Perguntas similares