Respostas
Resposta:
A dissertação é um tipo textual que se baseia na defesa de um ponto de vista, embasados num teor de clareza, coerência, formalidade e objetividade de ideias. A estrutura é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.
A introdução é a abordagem temática sobre o que foi proposto, necessitando de uma tese para solidificar a argumentação do autor. Nesta parte, o autor do texto pode criar um parecer geral sobre o tema e, já no final, ressaltar de que forma a redação será debatida.
O desenvolvimento é, como o nome sugere, a discorrência das ideias apresentadas. Em temas ambivalentes, é interessante demonstrar pontos a favor ou contra o que está sendo dito. É importante utilizar conectivos nesta parte, justamente para trazer mais coerência e coesão ao texto.
A conclusão é o parecer final do texto, criando uma súmula final do ponto de vista do autor. Em redações do tipo dissertativo-argumentativo, cujo método é utilizado no Enem, é necessário intervir de forma social aos problemas apresentados.