O comportamento do crescimento vegetativo de alguns países pode ser similar em alguns casos, mesmo que eles estejam em fases de transição demográficas distintas. Isso ocorre, por exemplo, entre aqueles que se encontram no inicio da fase 2 e com os que se aproximam da metade da fase 4. Avalie as diferenças existentes entre as taxas de natalidade e mortalidade de nações que estão na situação descrita (FASE 2 e FASE 4) e dê exemplos de países nessas fases.
PRECISO DE UMA RESPOSTA COMPLETA, POR FAVOR!!!!
Respostas
Resposta:
2ª fase – Aceleração ou explosão demográfica
Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo. Mas a teoria da transição demográfica demonstra que esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidade, em razão das melhorias sociais em termos de saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores.
Esse processo ocorreu na Europa ao longo do século XIX, em boa parte dos países emergentes ao longo do século XX (inclusive no Brasil) e atualmente acontece nos países periféricos, com destaque para a Nigéria e outras nações em desenvolvimento. O continente europeu também acompanhou uma explosão demográfica acentuada no período pós-guerra, o que gerou a expressão “geração baby boom”.
4ª fase – Estabilização demográfica
A estabilidade demográfica é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz-se que há um total controle do crescimento demográfico.
Explicação: