Respostas
Resposta:
A gripe espanhola de 1918, provocada pelo vírus influenza a H1 N1 atingiu, aproximadamente, 500 milhões de pessoas pelo mundo inteiro, o que corresponde a um quarto da população mundial no período. A alta taxa de mortalidade atingiu principalmente adultos e jovens. Em resumo podemos ressaltar que o contexto da época no Brasil, era marcado por uma elevada a falta de higiene dos acampamentos médicos, que contribuiu para uma superinfecção levando a uma alta mortalidade.
Já o covid 19/coronavirus, trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus desconhecido. consiste em uma doença respiratória que apresenta sintomas parecidos com da gripe e que pode num quadro grave, gerar pneumonia. Sua transmissão é provocada principalmente pela saliva do infectado.
Podemos inferir que a gripe espanhola se tratou de uma doença em um contexto brasileiro marcado pelo início da industrialização em nosso país, no qual as condições sanitárias de trabalho e moradia eram principalmente insalubres, o que contribuiu para uma elevada a proliferação da doenca e mortes. O covid 19 se trata de uma pandemia em época das redes sociais, no contexto altamente marcado pelo uso da tecnologia. Assim a tecnologia pode contribuir para uma rápida proliferação de informações que levam as pessoas a, a assumirem medidas de prevenção, ainda que exageradas, visando combate da epidemia.