• Matéria: Português
  • Autor: yasminreggiolle
  • Perguntado 7 anos atrás

3 – “Sapo não pula por boniteza, mas porém por precisão.” (“Provérbio capiau” citado no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, de Guimarães Rosa.

Elementos textuais que antecedem a narrativa como, por exemplo, o provérbio citado, funcionam, em alguns autores, como pista para se entender o sentido das ações ficcionais. No excerto acima, as ideias de beleza e necessidade são contrapostas com vistas à produção de um sentido de ordem moral. Considerando-se a jornada heroica de Augusto Matraga, é correto afirmar que a narrativa:

a) Contradiz o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista não é fiel ao seu propósito de mudar os hábitos antigos.

b) Ratifica o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista é seduzido pelos encantos da natureza e pelos prazeres da bebida e do fumo.

c) Confirma o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista realiza uma série de ações para corrigir seu caráter e reordenar eticamente sua vida.

d) Refuta o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista não consegue agir sem as motivações da beleza física e do afeto femininos

​atividade do 3 ano

Respostas

respondido por: bia4822
2

Resposta:

C

Explicação:

A alternativa correta é a c. O provérbio citado como epígrafe estabelece uma distinção e mesmo uma oposição entre beleza e necessidade: o sapo pula por necessidade e não para criar beleza ou para se fazer notado. Do mesmo modo, as ações da personagem no conto se guiam pela necessidade de reconfigurar sua vida eticamente, de acordo com a finalidade religiosa de fazer o bem.

respondido por: raffasiilveira
0

Analisando um provérbio

Considerando a jornada heroica de Augusto Matraga, podemos afirmar que a narrativa, assim como está sendo apontado pela alternativa C, confirma o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista realiza uma série de ações para corrigir seu caráter e reordenar eticamente sua vida.

Em sua jornada, o personagem deixa de fazer as coisas pela vaidade e passa a realizar aquilo que é necessário que seja feito. É assim que ele volta aos trilhos e coloca sua vida no lugar. O paralelo com o provérbio é complexo, mas simples de perceber.

Saiba mais sobre provérbios em:

https://brainly.com.br/tarefa/27868363

Anexos:
Perguntas similares