Respostas
Resposta:
O texto em si resume o que influenciou a Proclamação da República e como tal aconteceu, citando os diversos motivos por que o exército e fazendeiros nordestinos do Vale da Paraíba tiveram para a revolta. Além das mudanças da pátria republicana da monarquista.
Explicação:
Após a Guerra do Paraguai, o exército teria sofrido significativa evolução e esperava que o Imperador D. Pedro II o notasse e investisse nas Forças Armadas. Porém, sentindo-se desvalorizados e insatisfeitos pela falta de investimentos, arquitetaram junto dos fazendeiros nordestinos (estes insatisfeitos pela abolição da escravidão, sentindo-se prejudicados pelo ato) diversas outras razões políticas para pôr um fim no Império. Perante todas as insatisfações, ocorreu a revolta republicana no Rio de Janeiro. Liderados por Marechal Deodoro da Fonseca, o exército proclamou a República Federativa do Brasil, baseando-se nos valores da República Estadunidense (Federalismo, Presidencialismo e Liberalismo).
Com a república, surgiu uma nova forma de governo. O poder moderador fora extinto e baseando-se nos ideais liberalistas, o poder foi dividido em Executivo, Legislativo e Judiciário.
Além da mudança no poder, ocorreram diversas outras, como o Estado Brasileiro ser laico, isto é, não ter religião oficial e não interferir em questões internas da igreja.