No ano 313 d.C., o imperador Constantino reconheceu o cristianismo como a religião oficial do Império Romano, pormeio do Édito de Milão. Sobre o cristianismo na Antiguidade, é INCORRETO afirmar:A-) Os primeiros cristãos sofreram grandes perseguições por motivos políticos.B-) Por serem politeístas, os romanos inicialmente resistiram em aceitar o monoteísmo cristão.C-) Durante a Antigüidade, ocorreram conversões ao cristianismo de muitos povos chamados "bárbaros".D-) No início de sua formação, a Igreja Cristã baseou sua estrutura na organização do Império Romano, reproduzindotambém sua divisão de poder.E-) A partir do Édito de Milão, ficou estabelecido que somente autoridades religiosas poderiam determinar os rumos daIgreja.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
É incorreto o que é afirmado em E, de modo que é correta a alternativa E.
O Édito de Milão afirmava que o Cristianismo não seria mais perseguido dentro do Império Romano, e não que apenas o Clero controlaria a Igreja.
A ideia de que a Igreja deveria ser livre da influência do Estado não era algo comum para o Cristianismo neste período, que era fortemente influenciada pela interpretação do Apóstolo Paulo sobre a Fé (dizendo que cabia aos cristãos respeitar as autoridades terrenas, pois elas haviam sido estabelecidas por desígnio de Deus), o que incluía aceitar a influência de autoridades políticas em assuntos ligados à Igreja.
Resposta:
A) Os primeiros cristãos sofreram grandes perseguições por motivos políticos.
Correto. Dentre os motivos estava, principalmente, o direito à livre expressão da religiosidade, coisa proibida aos que não estivessem relacionados à religião oficial de Roma.
B) Por serem politeístas, os romanos inicialmente resistiram em aceitar o monoteísmo cristão.
Correto. O fato de o cristianismo propagar a doutrina de um Deus uno, acabou afetando e dificuldade que os romanos pudessem aceita-lo como verdadeiro.
C) Durante a Antigüidade, ocorreram conversões ao cristianismo de muitos povos chamados “bárbaros”.
Correto. É certo dizer que muitos dos povos considerados bárbaros acabaram se convertendo ao Cristianismo. Isso é mais fácil nestes povos porque, a partir do momento em que o rei convertia-se, havia um movimento popular em torno de sua figura para a conversão de toda a população.
D) No início de sua formação, a Igreja Cristã baseou sua estrutura na organização do Império Romano, reproduzindo também sua divisão de poder.
Correto. Igreja e Império Romano acabaram se influenciando mutuamente, o que pode ser visto na estrutura organizacional da Igreja Católica.
E) A partir do Édito de Milão, ficou estabelecido que somente autoridades religiosas poderiam determinar os rumos da Igreja.
Falso. O Édito de Milão é um documento que estabeleceu a liberdade de culto no Império Romano.