O Iluminismo, como movimento intelectual, reuniu pensadores que abordaram a política, a organização social e a natureza de formas distintas. Podemos, no entanto, encontrar um conjunto de princípios comuns que dão identidade ao pensamento iluminista europeu do século XVIII. Sobre esse movimento, analise as alternativas abaixo:
I. As ideias Iluministas estão associadas às críticas ao Antigo Regime, em particular ao direito divino dos reis e aos privilégios hereditários, entendidos como contrários ao direito natural do homem.
II. Os iluministas defendiam que as sociedades humanas tendiam para um estágio inevitável de progresso material e espiritual que levaria à regeneração do homem e que seria guiada por Deus.
III. A defesa da razão como principal recurso humano para conhecer e explicar os fenômenos sociais e naturais estava no centro da atitude intelectual dos filósofos iluministas.
IV. A igualdade e a liberdade são, para os pensadores do século XVIII, valores fundamentais e naturais, que constituem a base política do nascente Estado Absolutista.
Respostas
Resposta:
I e III corretos.
Explicação:
II. Incorreto, pois os iluministas priorizavam a razão, não a fé.
IV. Incorreto, pois a igualdade e a liberdade não constituem a base política do Estado Absolutista.
Resposta:
As alternativas corretas são I e III
Explicação:
I. Está correta: em seu escopo, o ideário iluminista se opunha aos preceitos e costumes mantidos pelo Antigo Regime, como os privilégios hereditários e o direito divino dos reis, e os criticava.
II. Está incorreta: embora os filósofos iluministas defendessem o progresso material das sociedades, eles o faziam por meio da razão, e não da figura religiosa de Deus.
III. Está correta: um dos pontos centrais do movimento iluminista assenta-se na razão como mecanismo privilegiado do conhecimento humano, motivo pelo qual o Iluminismo é também chamado de “Era da Razão”.
IV. Está incorreta: a igualdade e a liberdade não constituem a base política do Estado Absolutista, mas do Estado Moderno.