Leia este fragmento de texto.
Na volta de [Vasco da] Gama a Portugal, dois anos e três meses mais tarde, a festa durou dias. A rota à Índia estava traçada e ali estava a comprovação: montanhas de especiarias, que representaram lucro de 4.000% aos patrocinadores da viagem – Coroa, banqueiros florentinos e genoveses. Em 1500, Cabral partia para Calicute. Em 1501, mais duas frotas fariam a Carreira da Índia, de Lisboa a Goa, com lucros para o reino e seus sócios. [...] O mercado de especiarias tinha enriquecido fenícios, árabes, judeus, chineses, venezianos, turcos e hindus. [...] A convivência com árabes e portugueses lhe seria proveitosa nesse sentido, pois traria para enriquecer seus pratos algumas ervas mediterrâneas como a hortelã e a sálvia.
[...]
Por conta da incrível vocação ultramarina e do longo convívio com o Oriente e a África, os portugueses se tornaram grandes divulgadores e multiplicadores de plantas e de formas de comer em todos os lugares onde estiveram, e não foram poucos.
NEPOMUCENO, Rosa. O Brasil na rota das especiarias: o leva e traz de cheiros, as surpresas da nova terra. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005. p. 51-52.
De acordo com o fragmento de texto, pode-se concluir que
A-as especiarias comercializadas com o Oriente não proporcionaram mudanças na alimentação dos portugueses.
B-o comércio de especiarias estava em decadência, os índices lucrativos no comércio com o Oriente não superavam os lucros com a venda do ouro.
C-os portugueses suspenderam o comércio com o Oriente após oficialmente chegarem ao litoral brasileiro em 1500.
D-o comércio com o Oriente, altamente lucrativo para a Coroa portuguesa, implicou o atraso do projeto colonizador do Brasil.
E-os portugueses mantiveram apenas em seu reino os aprendizados que adquiriram com os povos do Oriente.
Respostas
respondido por:
4
Sobre os aspectos do comércio com o oriente, temos que a resposta certa é a:
D-o comércio com o Oriente, altamente lucrativo para a Coroa portuguesa, implicou o atraso do projeto colonizador do Brasil.
Isso porque o texto fala que o comércio com oriente proporcionava um lucro basante alto para a coroa portuguesa.
Nesse sentido, era muito mais rentável para eles permanecer com o comércio com o oriente do que iniciar a colonização do Brasil que inicialmente era uma país que não possuía o que os portugueses desejavam.
espero ter ajudado!
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
o comércio com o Oriente, altamente lucrativo para a Coroa portuguesa, implicou o atraso do projeto colonizador do Brasil.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás