Leia estes quadrinhos. Kant estabelece que as ações das pessoas, para serem realmente éticas, devem pautar-se no seguinte princípio, denominado imperativo categórico: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. ( Kant. Fundamentação Metafísica dos costumes)
Redija um texto, relacionando as declarações do garoto Calvin ao imperativo categórico de Kant. Justifique sua resposta
Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
O exercício é sobre Interpretação de Texto.
Calvin estava muito senhor de si fazendo um discurso aético sobre como tocar a vida: os fins justificam os meios, não acredito mais em ética, os vencedores escrevem a história, não me importa o que os outros digam. Até que o tigre lhe dá um empurrão e ele cai. Calvin quer saber o porquê disso e o Tigre calmamente lhe diz: você estava na minha frente e eu lhe tirei da frente, afinal os fins justificam os meios. No que Calvin, sentindo na pele a força de tais palavras, disse que só valiam para ele.
Kant prega o denominado imperativo categórico: "age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal." Não é o caso de Calvin onde ele quer que a lei valha só para ele. Para Kant se uma coisa tem dignidade está acima de todos os preços, não tendo portanto um valor relativo, mas sim um valor íntimo.
Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25670170
Sucesso nos estudos!!!
Resposta:
"Os fins os justificam os meios" é uma frase de Maquiavel que significa que os governantes tem que fazer o que for preciso para continuar no poder, ou seja, que estão acima da ética. Na charge, essa frase foi aplicada a causa de um garoto, chamado Calvin, no qual o objetivo é ser dono de sí.
A fala de dele se mantém até que é posto em questão a universalidade de seus atos. O discurso de Kant entra como forma de resposta a hipocrisia de Calvin. Seguir o imperativo categórico é a forma mais simples para alcançarmos a ética e o justo. Quando se é aplicado, ele nos guia para o mais correto possível a se fazer nas situações.
Ao levar em conta isso, o garoto, que foi contra os princípios fundados por Kant acabou se dando mal, pois a universalidade de "os fins justificam os meios acabou se aplicando a ele também".
Explicação:
Nos quadrinhos, Calvin foi contra o princípio chamado "imperativo categórico" de Kant, onde a universalidade das ações acima de tudo é prezada.