Respostas
Resposta: Hoje em dia, o tipo de texto mais cobrado em vestibulares e concursos é o dissertativo-argumentativo. Isso já não é novidade mais. Entretanto, mesmo que isso não seja algo novo, muitas pessoas encontram dificuldades em compreender os aspectos que constituem esse tipo de texto e, consequentemente, encontram dificuldades para desenvolver essa produção textual.
Ao produzirmos um texto, o nosso foco principal deve ser a função social que ele tem, ou seja, devemos tentar entender as razões que nos levam a produzir determinado tipo de texto. No caso dos textos argumentativos, devemos ter em mente que a principal função é: defesa de posicionamento
Explicação:
Logo, de forma resumida, ao construirmos um texto dissertativo-argumentativo, estamos apresentando a nossa opinião sobre determinado tema e desenvolvendo ideias que possam fundamentar o nosso ponto de vista.
Você deve ter percebido que as palavras que mais apareceram no texto até agora foram: opinião, ponto de vista, posicionamento. E nós temos uma explicação bem simples para que isso tenha acontecido. Tendo em vista que a principal função social de um texto argumentativo é a defesa de nosso ponto de vista, podemos afirmar que a essência desse tipo de texto é a nossa opinião, também conhecida como tese.
Tese, como já observamos anteriormente, é o que, comumente, chamamos de opinião, ponto de vista, posicionamento crítico. É ela a parte fundamental para a existência de um texto argumentativo. Talvez isso possa ter parecido muito radical, mas pense comigo: um texto argumentativo será um [bom] texto argumentativo se não apresentar uma tese?