As lectinas atuam como sinalizadores, em células animais, ao se ligarem em moléculas que formam
(A)
a parede celular celulósica, revestimento rígido de algumas células.
(B)
a parede celular celulósica, revestimento delgado de algumas células.
(C)
o glicocálice, região relacionada ao reconhecimento celular.
(D)
o glicocálice, conjunto de proteínas que compõem a face interna da membrana.
(E)
a carioteca, membrana que apresenta poros para passagem de substâncias.
Respostas
respondido por:
9
Resposta: LETRA : C
- Explicação: As células de animais são envoltas por uma camada de carboidratos ligados a proteínas (glicoproteínas) ou lipídios (glicolipídios), o glicocálix, ou glicocálice. Essa estrutura se encontra na parte externa da membrana plasmática e é proveniente do complexo de Golgi.
(REFORÇANDO)
- O glicocálix está presente nas células animais e desempenha diversas funções, tais como:
- Reconhecimento celular: permite que as células se identifiquem mutuamente e se unam umas às outras para formar os tecidos, bem como rejeitando células diferentes. A diferença está nas moléculas de carboidrato que compõem o glicocálix de cada tipo de célula.
- Proteção: essa estrutura confere proteção à célula contra agressões químicas e físicas do ambiente externo. Além de reter enzimas e nutrientes, o que proporciona um meio propício em volta da célula.
- Barreira de difusão: o glicocálix funciona como um filtro, que permite a entrada de substâncias na célula, levando em conta a massa molecular (permeabilidade seletiva da membrana plasmática)
- Enzimática: algumas reações metabólicas são catalisadas por enzimas provenientes do glicocálix, como a lactase, que facilita a degradação da lactose.
- Antigênica: reconhecimento de qualquer microrganismo ou partícula que não faça parte do organismo (em especial, os vírus).
- Movimento: o glicocálix fornece à célula em movimento uma viscosidade que possibilita seu deslocamento.
- Reprodução: a adesão entre óvulos e espermatozoides é ordenada pelo glicocálix.
- Diferenciação celular: devido aos seus receptores, o glicocálix permite que a célula se diferencie e forme, por exemplo, uma célula hepática, uma hemácia ou outro tipo de célula.
- Inibição por contato: o glicocálix é responsável pela emissão de sinais químicos que interrompem a mitose por meio de contatos físicos entre células de um mesmo tecido. Quando essa propriedade é perdida ou modificada, ocorre o crescimento desordenado de células, formando, assim, os tumores.
respondido por:
3
A alternativa C) o glicocálice, região relacionada ao reconhecimento celular.
As lectinas são proteínas não imunológica, elas precisam se ligar ao glicocálice pois é uma região de reconhecimento celular, o problema é que elas podem induzir respostas imunológicas graves.
Essas proteínas são perigosas, pois a reação imunológica pode gerar problemas graves, como a aglutinação do sangue, formação de trombos, e até mesmo choque anafilático, dependendo da quantidade de lectinas no corpo.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás