Leia este cardume do livro aventuras da família Brasil, de Luis Fernando Verissimo
Tem a história em quadrinhos tá na foto
A) o que a família faz diante de uma casa? Justifique sua resposta
B) nas orações e que estão nas formas verbais disseram e especificaram, o sujeito indeterminado Por que ele recebe essa classificação? O que justifica o uso de um sujeito indeterminado?
C) de acordo com o contexto tocar cartum , qual poderia ser o sujeito dessas formas verbais do item B?
D) a fala do Pai, no segundo quadro, é responsável pelo humor do Cartum . Explique de quais oceanos ele está falando e por que está falando engraçada.
Respostas
a) A família fica incrédula, pois, segundo eles, estes queriam uma casa PERTO do oceano, não DENTRO do oceano.
b) Porque o sujeito indeterminado é quando está oculto o pronome ''ele/eles/ela/elas'' no verbo. Igualmente, também acontece este caso quando há a partícula ''-se'' no verbo. Eles disseram; eles especificaram.
c) Eles (os vendedores da casa).
d) Ele queria uma casa próxima do oceano, onde pudesse aproveitar a vista; e, desta forma, foi surpreendido quando o vendedor achou uma casa NO oceano (algo totalmente descabível, pois a família ia molhar os pés sempre que quisesse sair de lá).
No livro “Aventuras da família Brasil”, Luís Fernando Verissimo cria um retrato bem-humorado da classe média brasileira, que vive às voltas com uma série de situações críticas, mas que se tornam humorísticas a partir do tratamento linguístico de Veríssimo.
A casa
a) A família Brasil encontra-se perplexa diante da casa de praia que alugaram, pois, segundo foram informados, a casa ficava perto do oceano. Ao chegarem ao local, porém, descobrem que estão diante do inusitado, já que a casa fica dentro do oceano, não próxima a ele.
Indeterminação do sujeito
b) O uso dos verbos no infinitivo pessoal remete ao tipo de sujeito indeterminado, em que o foco recai sobre a ação e não sobre quem a praticou. Isso ocorre, pois há a intenção de não revelar quem são as pessoas que “disseram” e que “não especificaram”.
Quem é o sujeito?
c) Provavelmente, o sujeito indeterminado se refere aos proprietários da casa alugada pela família Brasil.
Senhor Brasil
d) A fala do Senhor Brasil, no último quadrinho, é causa para o humor do cartum. Segundo ele, a casa alugada pela família ficava perto do oceano. Mas o que eles encontraram foi uma casa dentro do oceano, o que inverte a lógica de uma casa de praia que está sendo alugada. Assim, ele se refere ao oceano em sentido literal, conjunto de mares; assim como ao oceano da terra firme, em que gostariam de encontrar a casa que alugaram.
Saiba mais sobre cartum em:
https://brainly.com.br/tarefa/27398599