• Matéria: Física
  • Autor: louzadalivia
  • Perguntado 7 anos atrás

A guitarra como um instrumento para o ensino de física ondulatória

Levar a guitarra para a sala de aula causa uma agitação inicial compreensível. Após passada essa euforia preliminar, é hora de iniciar a discussão dos conteúdos utilizando o instrumento. A primeira discussão a ser feita leva em conta a distinção entre os conceitos de altura e amplitude sonora. A altura está relacionada à frequência da onda e a amplitude ao que os alunos costumam entender como volume sonoro. Tocando a 1ª corda produzimos sons mais agudos, ou seja, ondas de frequência maior, do que quando tocamos a 6ª corda da guitarra. Quanto maior o deslocamento produzido por uma palhetada, por exemplo, maior será a amplitude da onda e, consequentemente, sua intensidade.

LAGO, Bruno. A guitarra como um instrumento para o ensino de física ondulatória. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 37, n. 1, 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2019.

Segundo o texto, é possível relacionar uma guitarra elétrica com os conceitos de ondas sonoras. Sendo assim, em uma guitarra elétrica

(A)
os sons mais agudos produzidos são sons com alta intensidade.

(B)
os sons mais graves produzidos são sons mais intensos.

(C)
não pode emitir notas com amplitudes diferentes.

(D)
a amplitude de uma nota produzida está relacionada à frequência.

(E)
um som alto representa um som com agudo.

Respostas

respondido por: ruancastro15
0

A alternativa correta é a letra E).  O que popularmente é conhecido como altura do som, não é o conceito correto do que está relacionado com a altura.  O desenvolvimento desse tipo de estudo é interessante para que possamos compreender a importância do saber teórico da física.

 A altura do som não está relacionado com a amplitude (como popularmente conhecemos) , mas sim , com sua frequência, um som agudo é um som com alta frequência, assim, mais alto.

Perguntas similares