Respostas
Explicação:
As estruturas morfológicas dos vírus HIV tipo 1 e 2 incluem proteínas estruturais e funcionais e um genoma de RNA protegidos pelo envelope viral. O envelope é constituído por uma bicamada lipídica e contém uma proteína complexa conhecida como env. Esta proteína é constituída pelas glicoproteínas gp41, transmembrana e gp120, exposta à camada externa do envelope.
Resposta:
Retrovírus
Por Aline Oliveira Silva
Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)
Categorias: Biologia
Faça os exercícios!
Compartilhe:
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, eles precisam utilizar a maquinaria da célula hospedeira para sua replicação. Eles possuem um único tipo de material genético DNA ou RNA e isso os diferencia em Adenovírus, quando possuem o DNA, ou Retrovírus quando possuem RNA.
Os retrovírus foram os primeiros vírus a serem estudados em 1904, quando pesquisadores procurando por bactérias como agentes infecciosos para leucemia em galinhas, encontraram filtrados celulares que transmitiam a doença, e em 1911, Peter Rous isolou o vírus transmissor de sarcoma de galinhas denominado Rous Sarcoma Vírus- RSV, o primeiro oncovírus (vírus que causam câncer) a ser descoberto.
Os retrovírus são um grupo de vírus de RNA que se replicam para produzir DNA a partir do RNA, usando uma enzima denominada transcriptase reversa. O DNA produzido é então incorporado ao genoma do hospedeiro. Normalmente, as informações genéticas seguem um fluxo do DNA para o RNA e então para proteínas, ao inverter esse processo, a transcriptase reversa faz uma cópia de um DNA de fita dupla, denominado DNA complementar (cDNA) a partir do genoma de RNA viral de fita dupla. Todos os retrovírus humanos compartilham várias similaridades em relação à estrutura, à organização genômica e ao modo de replicação. Os retrovírus pertencem à família Retroviridae, que infecta aves e mamíferos.