Contudo, a divergência está no fato de existirem pessoas que possuem um grau de escolaridade mais elevado e com um poder aquisitivo maior que consideram um determinado modo de falar como o “correto”, não levando em consideração essas variações que ocorrem na língua. Porém, o senso linguístico diz que não há variação superior à outra, e isso acontece pelo “fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo”. (BAGNO, 1999, p. 18)
Texto 2
Gerente - Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente - Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente - Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente - Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente - Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
(BORTONI, Ricardo, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.)
Levando em conta os textos 1 e 2, explique porque no início do texto 2 a gerente inicia a conversa utilizando uma variedade linguística e termina utilizando outra. Em sua resposta relacione a fala de Bagno quando afirma que “o senso linguístico diz que não há variação superior à outra, e isso acontece pelo “fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
A linguagem varia de acordo com o contexto, formal ou informal, existe toda uma linguagem própria para atendimento do cliente já pré determinado pela empresa e pelas convenções comerciais.
Explicação:
Porém, como existia um conhecimento e aproximação (dedução) com a pessoa que se apresentou do outro lado, a linguagem se tornou próxima, descontraída, seguindo o estilo da linguagem de colegas de trabalho.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás