Respostas
Resposta:
Pois as vidas de pessoas inspiram mais pessoas. Os acontecimentos e vitórias da vida de um biografado incentivam e informam o leitor.
As biografias atendem a uma natural curiosidade sobre a vida de homens e mulheres excepcionais que realizaram feitos notáveis nas mais diversas áreas da atividade humana. Em sua melhor expressão, a biografia sustenta uma dimensão moral, edificante, pedagógica e modelar na medida em que mostra a que alturas o ser humano é capaz de se elevar, bem como a que ponto pode decair. Já em sua forma degradada, procura chafurdar na intimidade do biografado, devassando sua vida amorosa e sexual, satisfazendo aspectos regressivos e infantis do publico leitor.
É compreensível que o próprio biografado ou os interessados em preservar sua imagem se preocupem com o que o biógrafo vai expor, pois inimigos e invejosos de variado calibre poderão fazer uso de revelações tidas como desabonadoras para hipocritamente atacá-lo. Afinal, pessoas excepcionais dificilmente seguem os códigos convencionais de comportamento adotados pela maioria silenciosa. Mas esse risco não justifica a censura ao trabalho do biógrafo, pois a lei protege o biografado de possíveis abusos.